O criador de conteúdo digital Vittor Fernando revelou ter recebido notificações de familiares do ator Orival Pessini — intérprete original do personagem Fofão — após usar uma fantasia inspirada no ícone da cultura pop brasileira durante um baile de Halloween em São Paulo. A caracterização viralizou, mas acabou gerando conflito com os detentores dos direitos autorais da imagem.
Segundo Vittor, a intenção era prestar homenagem ao personagem. Ele afirma ter recusado propostas de marcas para ativar a fantasia comercialmente, por entender que o uso do personagem poderia envolver questões de direitos autorais. Mesmo assim, relatou ter recebido diversas mensagens, direct e por e-mail, com exigências de retirada das publicações e indicação de processo caso não atendesse.
Diante das ameaças, ele optou por remover todas as fotos e vídeos em que aparecia fantasiado. Em vídeo divulgado em sua rede social, disse que, embora acreditasse estar no direito de se fantasiar livremente, não desejava “se desgastar com esse assunto”.
A repercussão dividiu opiniões: enquanto internautas elogiaram a fantasia e o tributo ao personagem, outros apoiaram a posição da família de Pessini quanto à proteção da imagem criada por décadas.













