Home / Notícias Gerais / Gol anuncia intenção de fechar capital no Brasil

Gol anuncia intenção de fechar capital no Brasil

A companhia aérea Gol Linhas Aéreas anunciou que pretende fechar seu capital no Brasil, encerrando o registro como empresa de capital aberto na B3. A decisão faz parte de um plano de reorganização societária que visa simplificar a estrutura do grupo e reduzir custos operacionais.

De acordo com comunicado da empresa, a proposta inclui a incorporação da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A. e da subsidiária Gol Investment Brasil S.A. pela controladora Gol Linhas Aéreas S.A. (GLA). Com isso, a companhia deixaria de negociar suas ações no mercado brasileiro e sairia do Nível 2 de Governança Corporativa da bolsa.

O plano já foi aprovado pelo Conselho de Administração e será submetido à votação dos acionistas em assembleia marcada para o dia 4 de novembro.

Impactos para o mercado e acionistas

Com o fechamento de capital, os acionistas minoritários poderão participar de uma oferta pública de aquisição (OPA) das ações preferenciais, que será realizada pela controladora. A operação faz parte do processo de retirada da empresa da bolsa e deve respeitar limites financeiros previamente definidos.

A decisão ocorre em um momento em que a Gol busca consolidar sua reestruturação financeira, após enfrentar um período de forte instabilidade e queda no número de ações em circulação. Atualmente, o free float — percentual de ações disponíveis no mercado — é considerado muito baixo para os padrões exigidos pela B3.

Contexto e próximos passos

A Gol passou recentemente por um processo de recuperação judicial nos Estados Unidos e vem adotando uma série de medidas para reorganizar sua estrutura e equilibrar as contas. O fechamento de capital é visto pela empresa como uma etapa natural desse processo.

Com a saída da Gol da bolsa brasileira, a Azul Linhas Aéreas passa a ser a única companhia aérea nacional com ações listadas no país. A Latam, por sua vez, mantém sua principal negociação de papéis no Chile.

A empresa informou que continuará operando normalmente e que o plano de reestruturação não afetará os voos, clientes ou programas de milhagem.

Inscreva-se na Newsletter

Fique por dentro das novidades com nossa newsletter semanal. Assine agora para não perder nenhuma atualização!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *