Home / Esportes / Corinthians repete feitos do passado, vence Vasco no Maracanã e conquista a Copa do Brasil

Corinthians repete feitos do passado, vence Vasco no Maracanã e conquista a Copa do Brasil

corinthians-repete-feitos-do-passado-vence-vasco-no-maracana-e-conquista-a-copa-do-brasil

Ouça o artigo


Corinthians vence Vasco e conquista a Copa do Brasil 2025

Resumo da final

O Corinthians conquistou a Copa do Brasil 2025 ao derrotar o Vasco da Gama por 2 a 1 no Maracanã, domingo, 21 de dezembro. A decisão, em dois jogos, começou com empate sem gols na Neo Química Arena (17 de dezembro). No jogo de volta, Yuri Alberto abriu o placar aos 18 minutos do primeiro tempo, Nuno Moreira igualou ainda na etapa inicial e Memphis Depay marcou o gol do título aos 17 minutos do segundo tempo.

Consequências para os clubes

Com o título, o Corinthians garantiu vaga na fase de grupos da Copa Libertadores 2026 e recebeu R$ 77 milhões em premiação, encerrando um jejum de títulos nacionais desde o Brasileiro de 2017. Para o Vasco, a derrota significou o segundo vice-campeonato da Copa do Brasil (o primeiro foi em 2006). O clube não conquista uma competição nacional desde a Copa do Brasil de 2011, mas assegurou presença na Copa Sul-Americana 2026 graças ao 14º lugar no Campeonato Brasileiro.

Caminho até a decisão

Na campanha rumo ao título, o Corinthians eliminou Novorizontino, Palmeiras, Athletico Paranaense e Cruzeiro. O Vasco chegou à final após eliminar União Rondonópolis, Nova Iguaçu, Operário, CSA, Botafogo e Fluminense.

Contexto histórico e reação das torcidas

A final de 2025 foi o primeiro confronto decisivo entre Corinthians e Vasco desde o Mundial de Clubes FIFA de 2000, quando o Corinthians venceu nos pênaltis após empate sem gols. Em edições anteriores da Copa do Brasil, o Corinthians eliminou o Vasco nas semifinais de 1995 (6 a 0 no agregado) e novamente nas semifinais de 2009, avançando pelo critério do gol fora após empates por 1 a 1 e 0 a 0. Na final de ida desta edição, torcedores do Corinthians exibiram um mosaico que fez referência ao título mundial de 2000 e sugeriu superioridade sobre o rival.

Inscreva-se na Newsletter

Fique por dentro das novidades com nossa newsletter semanal. Assine agora para não perder nenhuma atualização!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *